O Governo Sueco decidiu nesta quarta-feira, 18/03, interromper temporariamente as viagens não essenciais à Suécia para mitigar os efeitos do surto de COVID-19 e reduzir a propagação do vírus. A decisão foi tomada em resposta ao pedido do Conselho Europeu e da Comissão Europeia de restrições de viagem. Cidadãos suecos e outras pessoas residentes na Suécia não serão afetadas pela medida.

A decisão entra em vigor em 19/03 e será aplicada inicialmente por 30 dias. Esta é uma medida excepcional que não será aplicada por mais tempo do que o necessário.

Nem todas as viagens para a Suécia serão interrompidas. Os cidadãos suecos e outras pessoas residentes na Suécia poderão voltar para suas casas. A proibição de entrada também não se aplica a pessoas que têm motivos particularmente importantes para viajar para a Suécia. Isso inclui diplomatas, pessoas que precisam de proteção internacional e pessoas que devem desempenhar funções essenciais na Suécia, como profissionais de saúde e pessoas que transportam mercadorias para a Suécia.

A proibição de entrada se aplica a todos os cidadãos estrangeiros que tentarem entrar na Suécia vindos de um país fora da União Europeia ou da Suíça.

O vírus COVID-19 é uma questão de preocupação internacional que requer cooperação transfronteiriça e medidas coordenadas. A decisão de hoje está em conformidade com o apelo do Conselho Europeu e da Comissão Europeia aos Estados-Membros da União Europeia para introduzir uma restrição temporária a viagens não essenciais a partir de países fora da UE.

Quem está incluído na proibição de entrada? 

A proibição de entrada se aplica a todos os cidadãos estrangeiros que tentarem entrar na Suécia vindos de um país fora da União Europeia ou da Suíça. Serão feitas isenções, no entanto, para pessoas com autorização de residência ou direito de residência na Suécia, para cidadãos de outro Estado da UE ou membros da família dessa pessoa e para quem precise entrar no país para poder voltar para suas casas. Até os estrangeiros que têm necessidades particularmente urgentes ou que desempenham funções essenciais na Suécia podem ser isentos. Isso inclui profissionais de saúde, trabalhadores de transporte envolvidos no transporte de mercadorias e pessoas que viajam por razões imperativas da família. As isenções na proibição sueca de entrada estão em conformidade com as isenções indicadas na comunicação da Comissão Europeia de 16/03. A proibição de entrada não se aplica aos cidadãos suecos.

Mantenha-se atualizado no site da Embaixada: www.suecia.org.br

Proibição temporária de viagens à Suécia devido ao COVID-19

[iframe scrolling=”auto” src=”https://www.subscribepage.com/ptnewsletter” width=”500″ height=”750″]

[iframe scrolling=”auto” src=”https://www.subscribepage.com/svnewsletter” width=”500″ height=”750″]