Pais Presentes: A Paternidade Ativa na Suécia e no Brasil, mostra fotográfica organizada pela Embaixada da Suécia, Instituto Sueco e ONU Mulheres, ganhará atualização virtual para representar os pais da quarentena e distribuirá prêmios entre os novos participantes.
A pandemia do novo coronavírus trouxe desafios e criou novas rotinas para milhões de brasileiros e brasileiras. Com mais tempo em casa em função do distanciamento social, pais e mães têm se desdobrado em diferentes rotinas para dar conta de compromissos profissionais, educação dos filhos e atividades domésticas.
No entanto, um aspecto que, infelizmente, não sofreu mudanças por causa da COVID-19 foi a desigualdade de gênero. Estudos recentes já demonstram que a pandemia está acentuando desigualdades e deixando as mulheres em situações ainda mais frágeis, não só por muitas vezes ocuparem posições na linha de frente do combate ao coronavírus ou possuírem vínculos de emprego mais instáveis, mas principalmente pelo acúmulo de funções.
A responsabilidade pela criação de filhos e filhas é culturalmente atribuída às mulheres, mas a necessidade de evoluir para uma visão de compartilhamento de responsabilidades e, consequentemente, divisão mais justa e igualitária das tarefas do lar e de cuidado tem se feito cada vez mais latente, especialmente durante esta pandemia. Ao mesmo tempo, um número crescente de pais no mundo está começando a perceber o dever e as vantagens de participar mais da criação de seus filhos, a questionar os estereótipos tradicionais e a ideia de que o pai é somente um provedor, e se beneficiar de um papel mais ativo na criação de seus filhos.
Por isso, inspirada mais uma vez pela exposição fotográfica “A Paternidade Ativa na Suécia e no Brasil”, a Embaixada da Suécia em Brasília está lançando a edição da quarentena do concurso Pais Presentes. Iniciativa selecionará e apresentará exemplos de pais brasileiros que estão participando ativamente e dividindo igualitariamente com suas companheiras as tarefas de criação de seus filhos e filhas.
Como um pai presente, gostaríamos que você compartilhasse sua experiência pessoal na forma de uma foto, destacando seu envolvimento com as crianças durante a quarentena. As fotos podem mostrar você realizando atividades normalmente reservadas para as mães, mas sinta-se à vontade para interpretar o tópico de forma criativa. Sabemos que homens que compartilham o trabalho em casa, além de desempenhar um papel importante na formação de crianças confiantes em seus direitos e responsabilidades, também estão permitindo que suas parcerias sigam desenvolvendo as suas carreiras profissionais.
COMO PARTICIPAR
Até 29/05, envie um email para ambassaden.brasilia@gov.se com o título “Pais da Quarentena”, explicando em até 150 palavras o que significa ser pai para você e com uma foto mostrando a relação entre você e seu filho e/ou filha.
Não se esqueça de incluir no corpo do texto do email:
Nome completo:
E-mail:
Celular/ telefone:
Endereço:
Cidade:
E se tiver links para:
Perfil no Facebook:
Perfil no Instagram:
Perfil no Twitter:
PREMIAÇÃO
As fotos que atenderem aos requisitos deste concurso, serão publicadas na nossa página do Facebook (www.facebook.com/swedeninbr) no dia 08/06 e as 3 imagens com mais curtidas até 12/06 serão premiadas com:
1º lugar – Mochila Kånken
2º lugar – Assinatura Spotify Premium por um ano
3º lugar – Cafeteira Electrolux
CRITÉRIOS
• O participante deve ser cidadão brasileiro morando no Brasil;
• O(a) filho(a) com o pai na foto deverá ser uma criança de até 12 anos de idade;
• O participante tem de possuir os direitos autorais do texto e das imagens enviadas. A Embaixada da Suécia não se responsabiliza por qualquer violação dos direitos autorais das contribuições. Se houver alguma irregularidade com os direitos autorais do participante e das personagens da foto, a Embaixada da Suécia reserva-se ao direito de desclassificar o participante;
• Cada participante pode enviar, no máximo, 3 fotos, (mínimo 5000 pixels de largura ou horizontal) para que somente 1 seja selecionada. Se o participante decidir enviar mais de 1 foto, tem de ser o mesmo sujeito em todas elas.
A Embaixada da Suécia usará as imagens e os textos em eventos e comunicação com a imprensa e nas redes sociais, sem fins lucrativos. O Instituto Sueco também terá os direitos das fotos e textos da campanha para usar em websites e em materiais impressos.