O Consulado Geral da Suécia no Rio de Janeiro recebe, neste primeiro de abril, um novo cônsul honorário. Jan Lomholdt assume o cargo no lugar de Louise N. Anderson para representar a comunidade sueca no Brasil nos estados do RJ, Goiás e Espírito Santo. A sede física do consulado também tem novo endereço, e saiu do escritório na Praia do Flamengo para ocupar espaço no Centro da capital carioca, no icônico Edifício Manhattan da Avenida Rio Branco.
Jan Lomholdt é dinamarquês, empresário, e mora no Brasil desde 2010. Foi diretor da Câmara do Comércio da Dinamarca e tem ampla experiência em relações comerciais e culturais entre o Brasil e a Escandinávia. Para ele, o papel do cônsul honorário é fundamental na construção de relações entre os dois países. “É uma honra ter a oportunidade de representar a Suécia aqui no Brasil. Espero que o Consulado Geral da Suécia continue fazendo a diferença para a comunidade sueca, e faça parte de um futuro onde pequenas, médias e grandes empresas encontrarão novas oportunidades no Brasil, e onde o intercâmbio cultural entre nossos países seja benéfico para ambos”, afirma Lomholdt.
A relação entre Brasil e Suécia é prioridade para o governo sueco desde 1891 – quando a Ericsson instalou o primeiro telefone no Brasil, na casa do Imperador Dom Pedro II, no Rio de Janeiro. De lá para cá, essa relação cresceu e se fortaleceu, e o Consulado exerce um papel fundamental nessa história.
A região do estado do Rio de Janeiro é crucial tanto para estas relações comerciais quanto para a promoção das cooperaçoes cultural, esportiva e de amizade entre os dois países. “O Rio de Janeiro é uma das maiores e mais importantes cidades do Brasil. Tem uma longa história diplomática e é, ainda, uma cidade de marca muito global, com destinos turísticos famosos. Depois da pandemia, não espero que isso diminua, mas que haja cada vez mais interesse dos suecos em visitar e se relacionar com o Rio de Janeiro e com o Brasil”, ressalta o novo cônsul.
A Ministra Conselheira da Embaixada da Suécia no Brasil, Jenny Malmqvist, ressalta a importância dos consulados nas relações internacionais, e dá as boas vindas ao novo cônsul. “Os consulados suecos fazem parte de uma estreita presença e rede sueca no Brasil, garantindo que nosso serviço seja o mais eficiente possível. Os consulados desempenham um papel importante no fortalecimento das relações comerciais, culturais e de cooperação entre o Brasil e a Suécia. A Embaixada da Suécia dá as boas-vindas ao novo Cônsul Geral Honorário no Rio de Janeiro, Sr. Jan Lomholdt”.
De Louise para Jan
Louise N. Anderson deixa o papel de cônsul honorária depois de 15 anos. Ela, que em 2021 completa 30 anos de Brasil, exerceu o papel de cônsul em momentos importantes da história brasileira, como as Olímpiadas do RJ (2016) e a Copa do Mundo de Futebol (2014). “Lembro da emoção quando anunciaram que o RJ seria sede das Olímpiadas, foi muito emocionante. Sou grata pelas boas lembranças, pelo aprendizado e pelas amizades que fiz ao longo destes anos, mas deixo o consulado me sentindo muito bem, pronta para a nova fase e os novos desafios”, ela ressalta.
Apaixonada pelo Rio de Janeiro, ela deixa um recado para o colega: “não deixe os Suecos esquecerem do Rio. Existem muitas possibilidades de cooperação em diversas áreas, e é fundamental aproveitar cada oportunidade, este é o seu momento, Jan!”
Jan recebe o recado e se mostra animado para a tarefa que recebeu. “Para a população sueca nós sempre estivemos e continuaremos aqui, dando apoio às comunidades locais, e dando continuidade ao excelente trabalho que vem sendo feito até agora”, afirma ele.
A parceria entre Suécia e Brasil
Existem hoje em torno de 220 empresas suecas presentes no Brasil e que empregam aproximadamente 60.000 pessoas, além de movimentarem mais de 30 bilhões de coroas suecas (SEK) por ano.
A Embaixada da Suécia, Consulados em São Paulo e Rio de Janeiro, Swedcham, Business Sweden e CISB formam o Team Sweden Brazil. Juntos, trabalham para identificar potenciais no mercado brasileiros para as empresas suecas, parceiros e fornecedores no Brasil, e também para promover as exportações suecas.
Os dois países compartilham valores fundamentais e trabalham juntos, de forma bilateral, principalmente nas áreas de indústria automotiva e aeronáutica, engenharia e serviços. O Brasil é o parceiro latino-americano mais importante para a indústria sueca e, de longe, o nosso maior mercado exportador na região. Após o ano de 2009, as relações comerciais se intensificaram ainda mais com o lançamento da parceria estratégica entre os dois países. Com o contrato assinado em 2014 entre a Força Aérea Brasileira e a empresa sueca Saab, houve uma abrangência maior no desenvolvimento e na produção das caças Gripen NG.
O Consulado Geral da Suécia no Rio de Janeiro funciona, a partir de primeiro de abril, na sala 802 do Edifício Manhattan, na Avenida Rio Branco, número 89, Centro do Rio de Janeiro.